Vencendo o frio – Dicas para não abandonar a atividade física no inverno
O frio chegou! Junto com ele vem a vontade de ficar em casa debaixo do cobertor e deixar de lado os exercícios, verdade? Apesar do clima frio, e a falta de disposição para encará-lo é importante manter sua rotina de atividades, mesmo que reduzida.
Confira neste post algumas dicas para não deixar o frio vencer. Se abandonar o treinamento agora, no verão o prejuízo será bem maior e tirar o atraso não será tarefa fácil! O professor de educação física, Marcos Pinheiro reforça a ideia de não parar as atividades no inverno. “Nem que você diminua o ritmo, continue treinando no inverno. O importante é cuidar para que seu corpo mantenha o condicionamento”, afirma.
Vamos as dicas:
MÚSICA
Para ajudar a quebrar o “gelo” escolha um playlist recheado de música que contribuam na motivação para treinar. A principal dica é pular da cama bem cedo e já ligar o som. “Claro que o gosto musical deve ser respeitado, mas músicas com alta frequência de batimento por minuto – entre 132 e 140 – são mais animadas e estimular o corpo a entrar no mesmo ritmo”, comentar o diretor técnico da Runner, de São Paulo, Marcel Gandra.
LUZ DO SOL
No inverno a vontade de ficar na cama, escondido de tudo e de todos é imensa. Mas mude esse habito, deixe uma fresta para que a luz do dia possa entrar em seu quarto. “Deixando uma frestinha da veneziana da janela aberta, a luz do sol vai entrar e estimular o aumenta da retina e, consequentemente, o despertar” explica Gandra.
HORÁRIO
No inverno o relógio biológico parece mudar completamente. Algumas pessoas têm mais disposição pela manhã, outras se sentem com mais energia para treinar a tarde ou à noite. “O ideal é não forçar uma rotina diferente do que você está acostumar”, afirma Marcel. “Algumas pessoas treinam pela manhã e se sentem extremamente dispostas ao longo do dia, outras preferem treinar à noite para desestressar”, completa. Encontre o melhor horário e siga com seus exercícios.
DIRETO AO PONTO
Se você optar por fazer exercícios após o expediente, evite distrações. Deixe o trabalho e vá direto para a academia. Assim, o risco de perder o animo, ou se distrair com outros a fazeres é praticamente anulado. Tenha a atividade física como um segundo expediente, ou primeiro, se seu caso for treinar antes de trabalhar. Imagine que você tem que bater o ponto na academia, se não o fizer, o dia de trabalho é descontado e a conta pode pesar no verão.
AQUECIMENTO
Nos dias mais frios é normal que os músculos fiquem encurtados e tensos. “Fazer um bom aquecimento e um alongamento caprichado não só aumenta a temperatura corporal, como evita a tensão muscular”, afirma Marcos Pinheiro. Agitar o corpo antes de sair de casa garante também um melhor desempenho durante a atividade física. Mas não se esqueça, eles devem ser feitos logo antes do exercício. Então, caso você demore um tempo até chegar a academia ou seu local de treino, não esqueça de fazer novamente o alongamento.
GRUPO
Para ajudar na força de vontade de seguir com as atividades, faça um trato com um ou mais amigos. “O compromisso com um amigo ou um parente é um dos principais fatores de motivação à pratica de atividade física”, comenta Gandra. Ter com quem dividir o compromisso faz com que as pessoas não desista tão facilmente da prática de exercício por qualquer motivo. Além disso, a atividade em dupla, ou grupo, reforçam os laços de amizade e a troca de experiências.
EM CASA
“A melhor atividade é sempre a supervisionada, mas treinar em casa também rende exercícios como alongamentos, ginástica localizada e até algumas atividades aeróbicas, como pular corda ou utilizar equipamentos ergométricos, como bicicleta e esteira”, comenta Marcel Gandra. Para facilitar a vida de muita gente, hoje existem videogames que estimular o exercício, que valem como alternativa quando estiver muito frio.
SEM ESTRESSE
Praticar uma atividade física não deve ser algo feito a contra gosto, ou algo que deixe quem pratica ainda mais estressado. É muito importante sempre relacionar a atividade física ao prazer. Fazer um exercício para emagrecer ou fortalecer os músculos, sem gostar de nada, é atalho para desistir rapidinho. Pratique modalidades que combinem para você, boa forma e diversão O professor de educação física, Marcos Pinheiro, comenta que a melhor atividade que alia as duas coisas são as aulas de dança
Nenhum comentário:
Postar um comentário