Exercícios Físicos e Câncer de Mama
Este artigo foi escrito pelo Prof. Alfredo Carlos S.D. Barros
Coordenador do Núcleo Avançado de Mastologia do HSL, CRM-SP 31.918.
É bem sabido que a atividade física regular melhora as funções cardiorrespiratórias, reduz a chance de hipertensão e diabetes, previne a perda de massa óssea, retarda o envelhecimento e protege contra a depressão. Recentemente, foi também provado que a pratica de exercícios físicos reduz a incidência de alguns tipos de câncer, como o de mama.
Nas mulheres que se exercitam, estima-se uma redução de 10% a 20% na possibilidade de desenvolvimento dessa doença, cifra que chega a duplicar quando se consideram apenas aquelas na menopausa. É uma medida simples, mas importante, numa época em que a neoplasia de mama tem sido cada vez mais comum.
Também foi constatado que mesmo as mulheres que já tiveram neoplasia de mama e foram tratadas beneficiaram-se igualmente da atividade física. Seu prognostico melhora, assim como a qualidade de vida, com sobrevida de 20% a 30% superior se comparada as sedentárias, um percentual de efeito protetor semelhante ao da quimioterapia.
Não obstante, pesquisas modernas têm relacionado os exercícios físicos com a melhora da imunidade contra o câncer.
Fatores imunitários participam do processo de invasão das células neoplásicas, as quais produzem substancias para abrir os ductos mamários e se infiltrar no tecido subjacente. Esses fatores exercem força no sentido oposto, para imobilizar e destruir as células tumorais por meio de células de defesa, como linfócitos e macrófagos. Por outro lado, a endorfina liberada como exercícios físicos promove sensação de bem-estar emocional e redução de estresse. O estado de estresse, principalmente se prolongado, faz-se acompanhar de aumento na circulação do hormônio cortisol, produzido nas suprarrenais, que é imunossupressor.
Outro beneficio dos esportes ou da ginastica é que estas atividades normalmente induzem a preocupação com hábitos e estilo de vida saudáveis, como período de sono adequado, dieta balanceada privilegiando verduras e frutas em detrimento de excesso de carboidratos e gorduras, ingestão moderada de bebidas alcoólicas e check-ups de saúde periódicos.
Por todos esses motivos, é preciso se exercitar. Caminhada, corrida, bicicleta, dança, musculação, pilates, hidroginástica, vale tudo. Recomenda-se no mínimo, três sessões por semana com duração de uma hora. Assim, a mulher vai ficar mais feliz, mais bonita, mais saudável e com menos risco de câncer de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário